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Benefícios de estabelecer bons valores na cultura organizacional

Os valores organizacionais fazem parte do trio Missão-Visão-Valores, e são crenças que devem direcionar as atitudes e comportamentos dos colaboradores e a relação da empresa com seus clientes e parceiros. Os valores servem para demonstrar o modelo de cultura organizacional da empresa, colaborar com a construção de uma boa reputação e torná-la autêntica e reconhecida perante seus públicos de interesse.

A definição de valores, assim como da missão e visão, faz parte do planejamento do negócio e permite o alinhamento estratégico das ações, já que manifestam aos públicos as convicções da organização, suas prioridades e posicionamentos. Além disso, os valores também são um compromisso firmado com todos aqueles que se relacionam com a empresa, e exigem engajamento por parte da organização como um todo.

Se sua empresa fosse uma pessoa, por quais atitudes ela seria conhecida?

Toda empresa, mesmo que inconscientemente, possui uma cultura, e, para definir os valores organizacionais é necessário compreende-la a fundo. Para compreender a cultura da empresa deve-se observar quais são as crenças e hábitos nela difundidos e a forma como estes exercem influência nas relações dentro e fora da organização.

Para isso é necessário questionar “se minha empresa fosse uma pessoa, por quais atitudes ela seria conhecida? ”. Através desse processo é possível identificar as principais características presentes na organização. As características identificadas correspondem à forma como você deseja que sua empresa seja vista. Em caso negativo, é necessário repensar os valores e inserir práticas na rotina organizacional a fim de torná-los uma realidade.


Por que os definir?


Definir e praticar os valores é de grande importância e traz uma série de benefícios para as empresas, independentemente de seu porte. Eles deixam claro para o público as causas que a organização defende e quais os principais aspectos de sua cultura, por isso são capazes de estabelecer um reconhecimento com seus clientes.

Além da relação com o público consumidor, os valores também têm fundamental importância na rotina organizacional. Estes orientam os próprios colaboradores em sua forma de pensar e agir, e acabam por garantir trabalhadores alinhados com os ideais da empresa. Uma organização com valores bem definidos e praticados é capaz de atrair os colaboradores e consumidores certos: funcionários engajados e clientes fidelizados através da identificação com os propósitos da instituição.

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