top of page
Foto do escritorEfeito Mais

Entenda o que é gestão da marca pessoal e saiba como usá-la em seu favor!

Você sabe o que é gestão da marca pessoal? Ou o que é exatamente marketing pessoal?


Antes de esclarecermos todas essas dúvidas aqui, saiba que há pelo menos uma certeza: é fundamental você cuidar da sua imagem pessoal na Era Digital em que vivemos. É o primeiro passo para você construir uma sólida reputação, algo que certamente vai contribuir de forma decisiva para você ter mais oportunidades profissionais e pavimentar uma carreira de sucesso.


É importante ressaltar que hoje em dia já não existe mais diferença entre imagem pessoal, imagem profissional e imagem virtual/digital. Você tem uma imagem só, seja no mundo real ou no ambiente digital. Não há mais barreiras entre o mundo digital e o mundo real. Você é o que você posta, curte, compartilha e comenta no Facebook, no Instagram ou em qualquer outra rede social. E qualquer uma dessas ações impacta a sua reputação, o principal ativo de qualquer marca hoje, incluindo a marca pessoal. Hoje, a reputação começa nas redes sociais.


Mas o que é marca pessoal? É a soma das características naturais (positivas e negativas) e dos atributos que definem o perfil de uma pessoa, ou seja, o que ela é. Características naturais é o que costumamos chamar de “jeito de ser” de uma pessoa: ela pode ser extrovertida ou tímida, ativa ou preguiçosa, bem-humorada ou mal-humorada. Já os atributos são qualidades que cada um de nós adquire no decorrer da vida e normalmente são associados aos fatores conhecimento e experiência. Atributo é o que torna cada pessoa especialista em algo, como por exemplo, a profissão que se escolhe.


É válido lembrar também que essa especialização também depende de quanto colocamos o conhecimento adquirido em prática. É elementar: se você passa quatro anos estudando para se tornar um arquiteto, por exemplo, precisa praticar, precisa desenvolver esse atributo conquistado para torná-lo ainda melhor. Conhecimento é fundamental, mas experiência também é importante.


O marketing pessoal, por sua vez, é o processo por meio do qual uma pessoa cria a oportunidade de salientar seus próprios atributos e características naturais positivas com o objetivo de dar visibilidade e de fortalecer a sua marca pessoal. É o que se chama popularmente de “se vender”, principalmente no que diz respeito à vida profissional.


Assim como o marketing clássico, o marketing pessoal também está diretamente relacionado com a entrega do que foi prometido ao cliente. Não basta comunicar que você é bom em algo, você precisa comprovar isso no “momento da experiência”, no qual você vai entregar o que foi prometido por sua marca pessoal ao seu cliente. E o cliente pode ser seu gestor, seu colega de trabalho e, principalmente, o seu cliente de verdade, aquele para o qual sua marca está vendendo algum produto ou serviço.


Como fazer um bom marketing pessoal? Além de entregar o que foi prometido ao cliente e se relacionar com as pessoas, você pode mostrar ao mercado o seu conhecimento no seu segmento para atrair novos clientes. Um dos caminhos eficazes para fazer isso é produzir conteúdo relevante sobre o tipo de trabalho que você faz, ou seja, usar marketing de conteúdo para promover sua marca pessoal. Você pode escrever textos no LinkedIn ou em um blog, lançar um canal no Youtube, criar um perfil com dicas no Instagram... a Era Digital trouxe muitas possibilidades.


Finalmente, o profissional que já desenvolveu uma boa reputação e utiliza o marketing pessoal de forma eficaz para tornar sua marca pessoal ainda mais forte, ainda mais relevante, está fazendo o que chamamos de gestão da marca pessoal. Dá trabalho, exige tempo, atenção e dedicação. Mas é o tipo de investimento que acaba diferenciando um profissional no mercado, ampliando as chances de ele conquistar uma nova posição em uma empresa, por exemplo.


Por falar em marca pessoal, no dia 17 de janeiro, às 19h, no Itaimbé Palace Hotel, a Efeito Mais estará promovendo o evento “Realize em 2019 – Como Criar Mais Oportunidades de Carreira ou de Negócios no Novo Ano”, com palestra de Stefan Ligocki, que é estrategista de marketing e consultor de gestão da marca pessoal. Uma oportunidade imperdível para você conhecer um pouco mais sobre esse importante assunto.


Para se inscrever na palestra, acesse este link: http://bit.ly/palestrarealizeem2019


Não perca!

137 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page