Muito falamos em engajar os colaboradores , motivá-los a se preocupar com o bom andamento dos trabalhos realizados e fazer com que tenham alto sentimento de pertencimento ao ambiente organizacional, para que tenham bom desempenho produtivo e cheguem ainda mais longe juntamente com a empresa. Geralmente fica apenas com público externo a preocupação e o cuidado com o que falam a respeito da empresa, os produtos e serviços e como a marca se propaga na opinião pública, mas na prática isso pode ser diferente, os colaboradores tendem a ser na maioria das vezes os maiores embaixadores da sua marca.
Para entender melhor como isso funciona, primeiro é importante sabermos o que de fato é um embaixador de marca, para que esses conceitos não se confundam, um colaborador engajado não é necessariamente um embaixador da marca.
Os embaixadores são aquelas pessoas que gostam de falar sobre a empresa em diversos ambientes, seja porque utiliza os seus produtos ou simplesmente porque se identifica com seus valores, sua cultura etc.
Na prática em diversos segmentos as empresas costumam convidar pessoas a testar os produtos, para receber novidades em primeira mão e por vezes até mesmo um grupo de embaixadores para receber produtos exclusivos. Neste sentido, o colaborador da sua empresa tem potencial de tornar-se o seu maior embaixador já que conhece a organização intimamente e trabalha diariamente para fazer tudo isso acontecer. Além disso, eles vivenciam a sua cultura e seus valores intensamente e vão fazer o marketing boca a boca, levando sua marca para pequenos grupos, mas com grande potencial.
Mas como fazer esse trabalho? Que tipo de trabalho desenvolver para que os colaboradores falem bem da empresa e como saber se está tendo resultados? É nessa hora que a comunicação interna entra em ação. Bom, para começar é preciso apostar em projetos de comunicação direcionada, ou seja, bons programas de endomarketing com ações focadas principalmente na satisfação e experiência dos colaboradores. Mas é importante saber que assim como na comunicação para outros públicos nada se resolve em uma ou duas ações, é preciso que o alinhamento dos valores e cultura organizacional e a valorização dos colaboradores seja constante, cumprindo com o posicionamento da empresa diariamente.
Além disso, para que os colaboradores falem sobre a empresa e divulguem a sua forma de atuação, eles precisam saber sobre essas coisas, então manter uma comunicação transparente e efetiva dentro da empresa é fundamental. Outra dica importante é incluir os colaboradores não só em campanhas que sejam estampadas por eles, mas na construção das ações e dos rumos da empresa, fazer com que participem não só com horas de trabalho, mas oportunizando que sejam ativos nas tomadas de decisões.
Antes mesmo de implementar essas ações você pode aplicar pesquisas internas de consciência de marca, essa é uma excelente oportunidade para identificar as fragilidades da organização e direcionar suas estratégias. Da mesma forma, essas pesquisas também podem ser utilizadas para medir a efetividade das suas ações na medida em que vão apontar em que pontos trabalhados você está tendo mais resultados.
Isso todo pode parecer bem abstrato, então podemos incluir um passo a passo de como começar a trabalhar com colaboradores embaixadores de marca:
Identifique quem são os influenciadores: Independente da quantidade de colaboradores na sua empresa, sempre é possível destacar aqueles " apaixonados pelo que fazem ", eles são aqueles que vestem a camisa, tem credibilidade e são motivados, sentem empatia e bom relacionamento com os demais colaboradores, além disso nota-se compatibilidade com os valores da empresa. Para isso, você pode pedir ajuda dos gestores das equipes.
Prepare e empodere esses colaboradores para se tornarem porta-vozes da empresa: Convide-os para um bate-papo, apresente as expectativas e destaque o porquê deles terem sido escolhidos para se tornarem porta-vozes da organização, para o sucesso da sua estratégia o colaborador não pode de forma alguma sentir-se obrigado a aceitar o convite, o papel de embaixador precisa ser autêntico e natural. Promova a imagem dos embaixadores nas suas ações de marketing e endomarketing, deixando-os integrados e protagonistas das suas histórias, assim você construirá um ambiente de identificação e representatividade.
Planeje com cuidado o que os embaixadores irão compartilhar: Lembre-se que os embaixadores irão levar conteúdo para fora da sua empresa, então tome cuidado para identificar com assertividade esses conteúdos, assuntos estritamente internos ou estratégicos não devem ser expostos. Pra isso você pode trabalhar com mídia kits e com manuais de conteúdo e boas práticas de comunicação, mas não se esqueça que ações inspiram mais do que palavras, não caia na armadilha de tornar seus embaixadores meros compartilhadores de conteúdo.
Por fim e resumindo tudo, tornar os colaboradores embaixadores da sua marca é um trabalho diretamente atrelado com a satisfação e a experiência dos mesmos, se sua organização se preocupa com isso estará construindo embaixadores, tendo ou não um programa exclusivo dedicado para isso. Além disso, a reputação da sua organização também é constituída pelos colaboradores, por isso transformar seu negócio em um bom lugar para se trabalhar, converter colaboradores em promotores só trará vantagens.
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